Inserções Yantra para Clarabóia
Local:
Jundiaí, São Paulo
Ano
Inserções Yantra para Clarabóia, 2022
Inseridos nas Clarabóias do espaço expositivo, funcionavam tanto como um espelhamento dos recortes em grande formato como também "barreiras" para desenhar com a luz natural que banha o espaço.
São cinco desenhos/recortes inspirados na arquitetura de Observatórios Astronômicos construídos na Índia no séc. XVIII pelo imperador Jai Singh II•.
Os 5 instrumentos astronômicos fazem parte do grande observatório de Jaipur, na Índia. Na época a arquitetura era utilizada como o próprio instrumento de medição. Luz e Sombra, Pin Hole e sofisticação matemática propiciavam estudos do movimento dos planetas, principalmente Sol, Lua e Terra.
Foram apresentados na Exposição: "Cinco Últimos Eclipses Vistos da Terra" na Galeria do Teatro Polytheama em Jundiaí reformado por Lina Bo Bardi.
• Exímio conhecedor de matemática e astronomia Jai Singh II adaptou a forma de construção existente no período para criar uma arquitetura sofisticada para medições astronômicas que até hoje instigam cientistas e pesquisadores. Jantar Manpar é o observatório mais conhecido e possui um instrumento chamado Samrat Yantra que inclui subdivisões de linhas que marcam a passagem do Sol a cada dois segundos. O movimento da sombra se torna uma experiência palpável do movimento cósmico da Terra.
• Utilizo este material a algum tempo pois se assemelha tanto ao céu noturno como também às imagens telescópicas de longa distância.