top of page

Inserções Yantra para Clarabóia

Local:

Jundiaí, São Paulo

Ano

2022

Inserções Yantra para Clarabóia, 2022

Inseridos nas Clarabóias do espaço expositivo, funcionavam tanto como um espelhamento dos recortes em grande formato como também "barreiras" para desenhar com a luz natural que banha o espaço.

São cinco desenhos/recortes inspirados na arquitetura de Observatórios Astronômicos construídos na Índia no séc. XVIII pelo imperador Jai Singh II•.
Os 5 instrumentos astronômicos fazem parte do grande observatório de Jaipur, na Índia. Na época a arquitetura era utilizada como o próprio instrumento de medição. Luz e Sombra, Pin Hole e sofisticação matemática propiciavam estudos do movimento dos planetas, principalmente Sol, Lua e Terra.
Foram apresentados na Exposição: "Cinco Últimos Eclipses Vistos da Terra" na Galeria do Teatro Polytheama em Jundiaí reformado por Lina Bo Bardi.


• Exímio conhecedor de matemática e astronomia Jai Singh II adaptou a forma de construção existente no período para criar uma arquitetura sofisticada para medições astronômicas que até hoje instigam cientistas e pesquisadores. Jantar Manpar é o observatório mais conhecido e possui um instrumento chamado Samrat Yantra que inclui subdivisões de linhas que marcam a passagem do Sol a cada dois segundos. O movimento da sombra se torna uma experiência palpável do movimento cósmico da Terra.

• Utilizo este material a algum tempo pois se assemelha tanto ao céu noturno como também às imagens telescópicas de longa distância.

bottom of page