top of page

Dança das Esferas

DANÇA DAS ESFERAS é um projeto que lida com temas como: a relação física entre os planetas e nossos corpos, a luminosidade fugidia, o tempo e a obsolescência das tecnologias.

É composto por um Projetor de Slides Carrossel Kodak que dispara, tanto imagens confeccionadas em meu atelier com diversos aparatos luminosos, quanto imagens encontradas na internet captadas por telescópios de última geração como James Webb e Hubble.

As imagens foram realizadas com câmera digital e foram transferidas para película analógica KodakCROMO. Foram realizadas 80 fotografias, cada uma se tornará um slide.

IMG_2717.JPG

JMJ - Jantar Manpar Jaipur

No início de 2022 procurando sobre Observatórios Astronômicos antigos encontrei Jantar Manpar localizado em Jaipur na Índia. Fiquei encantada com o lugar e resolvi realizar alguns desenhos inspirados nos principais instrumentos astronômicos que fazem parte do grande observatório.

A arquitetura era utilizada como o próprio instrumento de medição. Luz e Sombra, Pin Hole e sofisticação matemática propiciavam estudos do movimento dos planetas, principalmente Sol, Lua e Terra.

Os desenhos foram baseados nas fotografias do lugar, e a partir delas, elaborei recortes a laser sobre conglomerado de purpurina pintado de preto•.

​

• Utilizo este material a algum tempo pois se assemelha tanto ao céu noturno como também às imagens telescópicas de longa distância.

recorteApessoa.jpg

Últimos Eclipses vistos da Terra

Últimos Eclipses vistos da Terra é uma série de pinturas em pequeno formato (20 x 20 cm) realizadas a partir de fotografias dos Eclipses Totais ocorridos e visíveis após 2016. A idéia é que esta série vá crescendo conforme as ocorrências de tais fenômenos. O título de cada pintura é o local onde foi registrado e a data. Os Eclipses Solares Totais ocorrem a cada 1 ou 2 anos aproximadamente e cada ocorrência se dá em algum local específico do planeta.

​

Os Eclipses Totais, ocorrem quando (visualmente) a Lua adquire o mesmo tamanho do Sol cobrindo-o totalmente. Neste ponto a Luz do Sol se dispersa atrás do círculo Lunar. O fenômeno de alinhamento se mostra único a cada ocorrência.  

antartidaG.jpg

Sobre a impossibilidade de ver

Esta série é o resultado de uma investigação de processos fotográficos alternativos surgidos na primeira       metade do séc. XIX. Em seu artigo; Sobre a ação dos raios do Espectro Solar e novos processos fotográficos, o cientista e astrônomo Willian Herschell publicou detalhes de suas novas descobertas denominadas Antotipia e Cianotipia. 

 

Com o intuito de fixar em papel a imagem da Lua com a luz que perpassa este mesmo corpo celeste realizei esta série composta inicialmente por 7 trabalhos.

 

A base onde os papéis foram fixados é um material que utilizo já a algum tempo para realizar desenhos epinturas. Trata-se de um “conglomerado” de purpurina em tecido com algumas camadas de pintura com tinta preta e diversas outras cores, grafite em pó, betume etc.

Imoons copy.jpg
bottom of page